Uma bactéria é vida





Meu querido Extraterrestre, a quem paradoxalmente escrevo - pondere. O Director de Investigação do Centro Nacional de Investigação Científica de França, Jean-Pierre Luminet, acredita que estamos perto do momento em que iremos obter uma prova da existência de outras formas de vida no Universo. No entanto e como bem vê não espero por prova nenhuma para lhe dedicar a minha prosa arrevesada. 

"Creio que estamos muito próximo. Muito próximo pode ser alguns anos, no máximo vinte a trinta anos, para finalmente ter a certeza e a prova definitiva de que outras formas de vida existem no Universo", afirmou Jean-Pierre Luminet, em entrevista à agência noticiosa espanhola Efe.

"Com toda a probabilidade," - acrescentou o eminente Director - "serão relativamente primitivas." 

Não se ofenda, meu querido Extraterrestre!... Para o notável astrofísico francês, uma tal descoberta abrirá "um debate filosófico e científico e mudará a forma de pensar da Humanidade", e, apesar desse debate ser "muito mais importante" se a Terra receber "um sinal extraterrestre de uma civilização inteligente", Jean-Pierre Luminet ressalva que "uma bactéria é vida".

Por isso, defende que "faz falta um trabalho de explicação ao público, para que o impacto da descoberta seja suficientemente importante".

Ah!... Meu querido amigo, minha amantíssima e distante alma gémea!... Quão confinados parecemos estar no espaço que toca os nossos pés!... Observe agora que a humanidade, esta amálgama indefinível e paradoxal de bichos, santos, iluminados, assassinos, mercenários, corruptos, inocentes, inspirados, doentes, bestas, trôpegos, confundidos, observe agora que esta massa inclassificável tem «uma maneira de pensar»!... Ah!... Que falta me faz um mundo onde realmente se pense, nem que seja muito de vez em quando!... Como se pensar fosse assim uma coisa que se faz habitualmente, sem grandes riscos!... Como se pensar fosse uma actividade comunitária!... E veja como pressupomos ser do senso comum a noção de civilização inteligente!... Quem de entre nós os humanos saberá realmente o que é uma civilização inteligente?... Oh, meu querido Extraterrestre, console-se!... Sempre existe o digno estatuto das bactérias para todos os que na nossa imaginação inquestionada são inferiores a nós, já reparou?... Homo Sapiens Sapiens!... Só este título diz tudo, por isso não nos leve a mal... Um «Sapiens» apenas, aposto a «Homo», não seria já bastante despropositado?

Sabe, em Maio de 2016, a agência espacial norte-americana NASA anunciou a descoberta de mais de mil e duzentos planetas fora do Sistema Solar, dos quais nove reúnem condições para albergar vida.